Cisto Pilonidal

cisto-pilonidal

O cisto pilonidal é uma inflamação na pele ou tecido subcutâneo que acontece próxima ao ânus, que gera um processo inflamatório, devido a presença de pêlos no local.

PRINCIPAIS CAUSAS

Há algumas causas possíveis para o aparecimento do cisto pilonidal. Entre elas, causas congênitas (adquiridas desde o nascimento) ou devido às alterações hormonais da puberdade. Outra possibilidade é o crescimento interno de pelos dentro da pele devido a pequenos traumas.

cisto-pilonidal

TRATAMENTO

Quando há inflamação do cisto, é necessário efetuar a drenagem, procedimento que é realizado no consultório ou em ambiente ambulatorial, além de uso de antibióticos. Após diminuição do processo inflamatório, o cisto pode ser tratado com cirurgia.

A cirurgia é tida como a única forma efetiva de tratamento. As técnicas mais utilizadas são as de abertura dos trajetos com curetagem, efetuando-se a aproximação das bordas da ferida, ou não, com a ferida cicatrizando por segunda intenção. Neste caso deve ser realizado curativos diários por um longo período de tempo, em média 45 a 60 dias.

A cirurgia a laser pode ser realizada em poucos minutos, quando são removidos os pelos, realizada a limpeza do local e posterior fechamento da “bolsa” com uma fibra ótica que emite a energia do laser em 360º. Uma das vantagens desse procedimento é que o processo de cicatrização do músculo à pele é muito mais rápido (média de 4 semanas), enquanto que na técnica convencional, este processo pode durar até 2 meses em média.